Os maiores erros nas mídias sociais – Parte 2

Descubra mais erros frequentemente cometidos por marcas e empresas nas mídias sociais e entenda estratégias e métodos para evitá-los

As mídias sociais são vastas plataformas em que você pode encontrar produtos e serviços, interagir com outros profissionais e obter conhecimento e entretenimento. Seu perfil em suas mídias sociais é o cartão de visita para clientes e profissionais que desejam se conectar com você. Portanto, é importante mantê-lo sempre atraente e organizado e evitar cometer erros comuns, frequentemente encontrados em perfis profissionais de marcas e empresas. 

Erros, como a falta de frequência e consistência, excesso de produtos e falta de entretenimento e interatividade em seu perfil, assim como conceder feedback demorado e se posicionar em apenas uma mídia social, contribuem para o baixo alcance e engajamento do seu perfil. Continue lendo e descubra mais erros frequentemente cometidos pelas marcas e empresas em seus perfis nas mídias sociais e como evitá-los.

Erros comuns com os Stories 

O Instagram é uma da mídias sociais mais utilizadas atualmente. Sua popularidade se dá pelas suas ferramentas bem desenvolvidas, que podem e devem ser aproveitadas por perfis de marcas e empresas. O Story é uma das melhores ferramentas de divulgação e interação com clientes do Instagram. É possível encontrar na plataforma vários perfis de marcas e empresas que não fazem uso dessa ferramenta preciosa de comunicação. Apesar de ser popular no Instagram, mídias sociais como o Twitter, LinkedIn, Facebook, e recentemente o Pinterest desenvolveram ferramentas similares como o Fleet e o Facebook Stories, que devem ser aproveitadas por perfis profissionais. 

Os Stories são funcionalidades de sucesso, consumidas por muitos usuários de diversas mídias sociais e, muitas vezes, potenciais clientes consomem mais os stories de uma marca do que o próprio feed do perfil. Nos stories, você pode mostrar à sua audiência o que acontece por trás das câmeras do seu negócio, os bastidores da sua empresa e a humanização da sua marca. Além disso, usar os Stories demonstra para a mídia social que seu perfil está ativo, fazendo com que ela entregue cada vez mais o seus posts para potenciais seguidores, aumentando o seu engajamento. 

Excesso de hashtags 

A função principal das hashtags é inserir sua postagem ou stories à uma página de temas para qual a sua audiência é direcionada ao clicar na palavra precedida pelo símbolo da cerquilha. As hashtags se tornaram muito popular principalmente no Instagram e no Twitter e podem ser um diferencial para a estratégia de marketing digital da sua empresa. Entretanto, existem alguns pontos que devemos nos atentar a respeito das hashtags e erros comuns que devemos evitar. 

As hashtags estão mais popularmente presentes em mídias sociais como Twitter, Instagram, LinkedIn e TikTok. Adicionar hashtags aos seus posts do Facebook não é um método muito bom, pois a cultura das hashtags não vingou na plataforma e o uso delas acaba por poluir o post, resultando em um alcance ruim.

Além disso, um erro muito comum em relação às hashtags em outras mídias sociais é o excesso delas em um post. Não adianta inserir um número grande de hashtags. Cinco é o suficiente para cada post, porque os usuários da mídia social visualizarão a sua postagem, que será entregue de forma melhor. Antigamente, inserir várias hashtags em um post funcionava e gerava um alcance bom para o post, mas atualmente, devido às mudanças no algoritmo, esse método não funciona mais. 

Não investir em mídias sociais

Outro erro muito comum é pensar que plataformas como Instagram e Facebook são apenas mídias sociais, que não precisam de investimento monetário. Atualmente, as mídias sociais são também plataformas de negócios que movimentam dinheiro e conectam empresas e clientes. Portanto, é necessário que haja um investimento por parte das empresas. Mais de 90% dos profissionais de marketing utilizam, como primeira estratégia de venda, anunciar em mídias sociais. O anúncio nelas nos permite segmentar nosso público por gênero, idade e localização, tornando a divulgação mais assertiva e trazendo melhores resultados.

Mídias sociais não são um custo, e sim um investimento. Quando direcionamos um post orgânico bom para um público segmentado, a probabilidade de obtermos resultados melhores ainda é mais alta. Mídias sociais e anúncios se baseiam em testes de métodos e estratégias, mas nunca se esqueça de investir.

Falta de supervisão e acompanhamento 

Entender as métricas, acompanhar o engajamento do seu perfil, analisar os resultados e procurar entender como, por exemplo, um vídeo viralizou na internet é um conhecimento necessário para desenvolver estratégias de marketing digital melhores e mais assertivas. A internet está sempre em constante mudança, então, acompanhar e estar sempre antenado às novidades é um diferencial que pode te colocar sempre à frente dos seus concorrentes.

Existem diversos erros frequentemente cometidos por perfis profissionais nas mídias sociais. O mais importante processo é saber reconhecê-los e encontrar maneiras para evitá-los ao máximo. Esteja sempre atento à interatividade do seu perfil, ao seu feedback e à frequência e à consistência do seu conteúdo. Procure sempre manter o seu perfil atraente para clientes e outros profissionais e faça uso de todas as ferramentas disponibilizadas pelas plataformas nas quais você se posiciona. Se atente a erros comuns, invista e acompanhe o seu crescimento. Dessa forma, você potencializa a entrega dos seus posts, gerando alcance e engajamento no seu perfil. 

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