Customização de ícone, mapa de stories e triagem de comentários, descubra as novidades da plataforma que já passou por inúmeras mudanças em uma década
Essa semana o Instagram completou dez anos de atividade e, por ser uma das mais populares mídias sociais, a data não podia passar em branco. A plataforma decidiu comemorar anunciando atualizações e novidades para seus usuários. Mas você lembra como tudo começou?
O Instagram surgiu como um simples aplicativo de fotos e efeitos e hoje possui mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, sendo considerado uma das principais mídias sociais para estratégias de marketing digital de empresas e plataforma de negócios, conexão e divulgação. Descubra as atualizações que estão por vir na plataforma e celebre os dez anos da mídia social queridinha dos brasileiros.
História do Instagram
O Instagram foi desenvolvido por Kevin Systrom junto do brasileiro Mike Krieger e lançado em 2010. Em pouco tempo, a mídia social se tornou um dos aplicativos mais promissores da Apple Store, acumulando, em apenas um ano, dez milhões de usuários. Apesar de ter estado disponível apenas para sistemas iOS, o Instagram ganhou bastante popularidade. Entretanto, foi em 2012, quando o Facebook comprou a plataforma, disponibilizando-a para o sistema Android, que o aplicativo atingiu 50 milhões de usuários.
Hoje, o Instagram é uma das principais mídias sociais e possui 1 bilhão de usuários ativos mensais. O aplicativo é incluído nas principais estratégias de marketing digital de empresas e marcas, assim como o Facebook e o Youtube, é uma importante plataforma de negócios, comunicação e divulgação.
Novidades e atualizações
O aplicativo, que ganhou popularidade pelos seus filtros de edição de imagens, hoje é uma das mais populares mídias sociais do mundo e, para celebrar seus dez anos de atividade, traz inovações em suas ferramentas. Uma dessas novas ferramentas é um mapa de stories para relembrar suas postagens, uma linha do tempo dos marcos da mídia social e também a opção de customizar o ícone do Instagram.
Com a opção de customização do ícone do aplicativo, o Instagram nos permite relembrar a época daquela câmera vintage e clássica, o primeiro ícone da plataforma. Também é possível escolher outras opções de layout que, ao total, tem 12 ícones diferentes. A funcionalidade está escondida dentro do menu de configurações do perfil na plataforma e ficará disponível durante o mês de outubro.
A luta contra a negatividade na plataforma
Com o fim da era do número de likes, que trouxe um alívio para muitos, o Instagram continua trabalhando para dar um fim à cultura negativa de ofensas e desrespeito frequentemente exercida não apenas na plataforma, mas também em outras mídias socais.
O Instagram, com o intuito de reduzir os comentários negativos e proporcionar aos seus usuários uma experiência segura e saudável com suas ferramentas, desenvolveu funções para restringir comentários ofensivos e diminuir as taxas de cyberbullying na mídia social. Essas funcionalidades usam da inteligência artificial para identificar comentários com teor ofensivo e direcionar uma mensagem ao autor do comentário, pedindo que o reconsidere.
Entretanto, com as novas atualizações, o Instagram ocultará automaticamente mensagens com teor ofensivo, tendo, como base, conteúdos denunciados anteriormente. No entanto, o usuário ainda poderá ter acesso a esses comentários na opção “ver comentários ocultos”.
Retrospectiva das ferramentas de sucesso
O Instagram, desde o seu lançamento, recebeu diversas atualizações e incríveis ferramentas que hoje são populares entre seus usuários, como stories, IGTV e, a mais recente, Reels. Os stories, lançado em 2016, foi um grande passo para perfis profissionais, pois melhorou a interação entre os usuários da plataforma e permitiu que empresas e marcas mostrassem a humanização de seu negócio, o que acontece por trás das câmeras, além de mais uma forma incrível de comunicação com sua audiência.
Em 2018, tivemos o lançamento do IGTV, uma extensão do Instagram que permite que usuários criem vídeos longos e os publique em uma aba especial em seu perfil. A ferramenta se tornou popular entre os usuários e um excelente método de transmissão de conteúdo de valor, utilizado por profissionais e empresas. O lançamento mais recente do Instagram foi o Reels, uma ferramenta que permite que os usuários criem videos de menor duração que o IGTV, porém usando diferentes efeitos, músicas, dublagens e ferramentas de edição de vídeo. O modelo é bem similar ao de uma mídia social que fez sucesso em 2020, o TikTok, que possui funcionalidades similares.
O Instagram nos mostrou, em seus dez anos de atividade, que pode desenvolver ferramentas incríveis para melhorar cada vez mais a experiência de seus usuários. Quais serão as novidades que o Instagram guarda pra gente em 2021?