Big Brother: o que você pode aprender sobre marketing com o programa

Não é só entretenimento, descubra que o BBB tem lições valiosas sobre marketing e o mercado digital

Não importa se você assiste ou não ao Big Brother Brasil, o programa é um celeiro de memes e lições de marketing. Se observarmos atentamente o BBB, vamos ver inúmeras marcas expondo seus produtos, seja em merchandising, provas patrocinadas ou mesmo anúncios durante os dias de maior audiência – terça, quinta e domingo. 

Tão importante quanto investir para “aparecer” no programa, é preciso construir e/ou fortalecer seu relacionamento com seus clientes nas redes sociais. Então, esqueça aquela história de que “uma rede social é só um lugar para as pessoas interagirem e que não terá reflexos em sua marca ou negócio”. O que acontece no Instagram não fica só no Instagram, pois o perfil da sua empresa fala com o cliente.

Durante algum tempo, as pessoas usavam o aplicativo apenas para postar fotos de seus momentos de lazer, os pratos escolhidos num restaurante, mas, depois que as empresas passaram a investir tempo e dinheiro no Instagram, algumas regras foram surgindo e norteando as relações entre a marca e seu público.

Por isso decidi produzir esse conteúdo, já que tenho observado muita gente eliminando algumas empresas e seus produtos porque estavam incomodadas pela postura adotada pelas mesmas nas redes sociais. Você quer saber como evitar o “paredão”? Continue lendo e conquiste a sua preciosa imunidade!

O Brasil tá vendo!

O Brasil está vendo quem marca pessoas aleatórias em postagens que não tem a ver com seu conteúdo. Usar o @ desses indivíduos nas postagens não funciona por dois motivos: você não conhece a pessoa e nem sabe se ela está interessada naquela mercadoria. Isso também vale para sorteios! Não adianta nada você marcar um milhão e meio de usuários aleatórios num sorteio só para divulgar seu produto. Imagine que desagradável é para um homem ser marcado em um sorteio de uma calcinha por alguém que ele nem conhece! Você precisa identificar seu público alvo e agir de forma estratégica, ou, então, vai parar no paredão!

“Mas, Paula, como faço para atrair mais seguidores para o meu perfil?” Se você está neste site, já começou bem! Você pode ler os textos anteriores, como esse e aprenderá a ganhar seguidores no Instagram gratuitamente.

Além disso, é importante definir com sua equipe de marketing como se dará sua estratégia. Algumas pessoas fazem sorteios para atrair, mas é preciso mais do que isso, é necessário que esses seguidores interajam e se tornem clientes, para que, depois da finalização do sorteio, não deixem de seguir seu perfil.

Casa de vidro? Não! Marketing de influência

Para ser visto, fuja do estigma do “tiozão inconveniente” que pede a todo mundo para curtir e indicar seu trabalho. Invista em um embaixador da sua marca ou um influenciador digital. Essas pessoas possuem destaque na internet e influenciam digitalmente outras pessoas a tomarem decisões de compra e consumo. Os escolhidos podem ser conhecidos local ou nacionalmente.

Se você está preocupado em quantos milhões terá que investir, saiba que nem todo influenciador é pago! Muitos profissionais trabalham por permutas, ou seja, a empresa fornece o produto ou serviço e, em troca, o influenciador faz a divulgação, seja nos Stories, feed ou Reels.

Ainda no universo BBB, uma das participantes desta edição, a Jade Picon, é um exemplo de influenciadora digital. Desde muito nova, ela construiu uma imagem positiva e confiável no mercado, o que permitiu que se tornasse milionária antes dos 20 anos. Além de tudo, é dona da própria marca de roupas, que tem modelos esgotados em poucas horas, e lançou uma linha de cosméticos em parceria com a Simple Organic.

Por fim, lembre-se de que conteúdo original e criativo é essencial para o sucesso da sua marca nas redes sociais. Entenda que tudo em seu perfil, desde a biografia ao nome, deve atrair seus clientes.  Se você quer aprender outras formas de fazer suas mídias sociais decolarem, aproveite o feriadão que está bem pertinho e faça um Paulaflix. No meu canal no YouTube, você tem centenas de vídeos sobre como posicionar sua marca de forma estratégica e autêntica!

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