Descubra mais sobre o Stories do Instagram e como ele pode ser um grande aliado no marketing digital do seu negócio.
Os Stories viraram febre nas redes sociais e desde que foram lançados no Instagram, os números de curtidas nos posts caíram. E caíram muito. Hoje, mais de 20 milhões de empresas usam as historinhas para criarem conteúdo.
Eles começaram no Snapchat — que, para quem não sabe, é uma rede social baseada em imagens ou vídeos de curta duração (como o próprio Stories) e que bombou demais alguns anos atrás. Com esse imenso sucesso, o Instagram adotou o mecanismo por meio dos Stories, que depois foram levados para o Facebook — onde ainda não colou tanto. Os Stories também estão presentes no Youtube, para os canais que têm acima de 10 mil inscritos e, no WhatsApp, existe o Status, que é bem semelhante. Agora, uma informação que pouca gente sabe é que ele é mais visto que o Stories do Instagram. Isso mesmo. Ou seja, se você não usa o WhatsApp para negócios, pode começar a pensar em uma estratégia para você estar lá também.
Só com esses dados, você já consegue ver o tamanho e a dimensão da potência de marketing digital que viraram as historinhas. Vamos falar disso nesse blogpost.
Por que os Stories deram tão certo?
Depois que lançaram os Stories, até 50% da audiência do Snapchat foi perdida, e o motivo é simples: queremos nos conectar com pessoas e não com marcas ou empresas.
As historinhas trazem isso, mostrando o bastidor, quem está por trás da marca. Nos permite ver o dia a dia de um profissional, entender e humanizar um relacionamento que ele tenha ou nos conectar com o próprio indivíduo.
Sou uma mulher empreendedora e mãe, com uma vida corrida. Comecei a perceber, um tempo atrás, que mais mulheres me seguiam porque se conectavam com esse dia a dia de ter que dar conta da casa, do filho e do trabalho. Elas me viam conseguindo conciliar tudo isso. É só um exemplo, mas é por aí que você começa a receber mensagens no Direct de pessoas que se identificam com a forma com que você fala, com o seu dia a dia ou que querem tirar alguma dúvida, de como você consegue fazer algo. Não necessariamente terá algo a ver com o seu conteúdo principal. Talvez seja através de um momento de lazer seu ou através da sua fala, de um relacionamento que você tem com a sua filha. Isso gera empatia e faz com que cada vez mais você se aproxime da sua audiência.
Para que usar os Stories do Instagram?
Mostrar o dia a dia ou mostrar sua vida particular não é só a função dos Stories. Lá você também pode engajar sua audiência, conhecê-la mais, mostrar produtos, apresentar serviços, introduzir pessoas que estão com você e, o mais importante, vender!
Mas não diretamente. É importante vender, mas não pode ser seu objetivo exclusivo. Precisamos pensar em gerar valor para a empresa, criar um relacionamento para ela confiar em você. A gente quer fidelizar o cliente — embora hoje em dia seja mais difícil com tanta demanda —, mas você pode ser o primeiro a ser lembrado. E, para isso, precisamos do marketing de relacionamento. É aí que os Stories entram.
Dicas ao usar os Stories do Instagram
Um dos maiores perigos de estar sempre “ao vivo” é ultrapassar o limite do bom senso. Sempre querendo chamar mais a atenção para o nosso conteúdo, temos que ter cuidado para não nos excedermos ou fugirmos da nossa própria proposta. Essa é a dica mais importante.
A segunda dica é: como eu disse antes, já que perdemos algumas curtidas por causa dos Stories, precisamos usá-los ao nosso favor. Isso significa chamar a atenção das pessoas para o post importante que você fez. Incentivar a pessoa a curtir, ler e interagir com o post no feed. No primeiro vídeo sobre Stories do Instagram no meu canal do Youtube, ensino como a fazer isso de forma prática, além de dar outras dicas e curiosidades. Você pode conferir clicando aqui.
Se você gostou deste blogpost, não deixe de olhar o meu canal no Youtube. Lá eu falo sobre marketing digital, mídias sociais, dou muitas dicas de como se destacar nessas mídias e como utilizá-las da melhor forma possível para você alcançar o seu objetivo. Afinal, essa é a minha finalidade: fazer você brilhar.
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