Dicas de atendimento ao cliente e vendas

Descubra as melhores estratégias para fidelizar seus clientes e potencializar o alcance da sua empresa

“O atendimento é a alma do negócio” é uma frase que ouvimos sempre quando discutimos sobre a importância do atendimento para empresas ou marcas. Afinal, o atendimento é seu canal de conexão principal com o cliente e é por ele que o seu cliente irá interagir e se relacionar com a sua marca. Portanto, é essencial dedicar uma parte do seu tempo para desenvolver e aprimorar essa operação dentro da sua empresa. Um bom atendimento atrai mais clientes e gera mais vendas. Esses são ensinamentos que tive o prazer de obter através do meu amigo Rodrigo Alvite e que vou compartilhar com vocês neste blog post. Entenda como funciona o processo de atendimento e descubra algumas dicas de como melhorá-lo.

Não foque somente em vender

Um problema muito comum que encontramos nas empresas hoje em dia é o foco excessivo em gerar vendas. Gerar lucro é importante para o funcionamento de uma empresa, contudo, muitas vezes esquecemos que os nossos melhores vendedores são nossos clientes. Porque, quando um cliente gosta da experiência que o seu negócio proporciona a ele, é provável que ele queira que outras pessoas também consumam o seu serviço. Portanto, é importante proporcionar ao seu cliente uma excelente experiência durante todo processo de atendimento. O atendimento é importante independentemente da área em que você atue, seja em mídias sociais, empresas ou negócios físicos: o atendimento será sempre a sua forma de conexão com o seu cliente. 

É essencial usar da empatia e se colocar no lugar dos nossos clientes para entendermos como eles enxergam nossos negócios, porque, dessa forma, podemos melhor atendê-los. Todos nós somos clientes e, antes de consumirmos qualquer produto ou serviço, queremos sempre ser bem atendidos. 

Transmita à sua equipe os seus ideais

A sua equipe é as engrenagens necessárias para que o seu negócio funcione com êxito. Boas engrenagens geram um melhor funcionamento e, consequentemente, melhores resultados. Portanto, é importante transmitir seus ideais para a sua equipe. Conversas e palestras são uma boa maneira de trabalhar a comunicação entre você e o seu time. 

É importante ser o exemplo para a sua equipe. Não adianta treinar seu time para trabalhar a empatia e desenvolver um bom atendimento se você os trata de maneira diferente. Ser o exemplo para a sua equipe é muito importante para que eles façam naturalmente o que você deseja que eles sejam capazes de fazer. Um bom atendimento, inspirado em empatia e carinho deve ser desenvolvido de forma natural.

Entregue o que você vende

Às vezes, nós, como clientes, quando vamos consumir um serviço, não nos atentamos à diferença entre preço e valor. Preço é o quanto é cobrado pelo fornecedor e valor é o que o cliente atribui ao serviço, à forma que ele enxerga o fornecedor. Valor é o fator de maior relevância na hora da decisão final de um cliente e é desenvolvido quando você proporciona a ele uma experiência excelente. Um bom atendimento e uma boa experiência fazem com que o cliente atribua valor ao seu serviço e, mesmo que o preço não esteja ao alcance dele, irá fazê-lo almejar o que você oferece. Além disso, quando um cliente atribui valor ao seu serviço e entende que o seu preço vale a pena, é muito provável que ele se torne fiel a você.

Empatia: a chave para a humanização do seu negócio

O grande poeta inglês John Donne disse uma vez: “nenhum homem é uma ilha”. Esse conceito se aplica a nós até hoje, pois nascemos, crescemos e vivemos em sociedade, aprendendo a nos relacionar e interagir com outras pessoas. Em nosso trabalho não é diferente. Devemos sempre usar da nossa empatia para entender clientes, companheiros de equipe, parceiros e fornecedores. Se colocar no lugar do outro e tentar resolver seus problemas mostra carinho e preocupação, sentimentos muito importantes para o desenvolvimento de uma boa relação com o seu cliente. É preciso demonstrar o coração humano por trás das engrenagens da sua empresa através de um bom atendimento. Dessa forma, o cliente entende o valor da sua empresa e se dispõe a pagar o seu preço. 

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