Você conhece o empreendedorismo social?

Descubra o que é o empreendedorismo social, suas características e vantagens 

Diante de um momento cheio de inseguranças e um mercado instável que possuímos hoje, prospectar negócios e empreender pode parecer loucura. Mas eu te garanto que não é uma ideia tão distante! A definição de empreender é tentar ou conseguir realizar uma tarefa difícil. Portanto, podemos concluir que, sim, é possível empreender agora. É possível tirarmos uma ideia revolucionária do papel e, apesar das adversidades, realizá-la. E é isso que Letícia da Hora e Elaine Vasconcellos estão fazendo por meio do empreendedorismo social. Continue lendo e descubra como transformar vidas e gerar mudanças por meio do empreendedorismo social.

O que é empreendedorismo social?

Dentre as diversas formas de empreender, podemos caracterizar o empreendedorismo social como uma forma de empreendedor que objetiva produzir bens e serviços que beneficiem a sociedade local ou global, focando principalmente nos problemas sociais e na parcela da sociedade que os enfrenta. O empreendedorismo social tem, como objetivo principal, viabilizar, por meio da geração de capital social, inclusão e emancipação financeira, a melhora na qualidade de vida de pessoas em situação de risco social.

Os empreendedores sociais atuam na sociedade por meio de tecnologias produtivas, técnicas de gestão e inovações sustentáveis de recursos naturais. Utilizando da sua criatividade e resiliência, os empreendedores sociais entregam produtos e serviços que permitem uma melhora na condição de vida das pessoas envolvidas. Além de também estimular a participação da sociedade na esfera política, destacando a voz dos cidadãos em situação de risco ou exclusão.

É possível gerar lucro com o empreendedorismo social?

O lucro é um dos fatores que melhor diferenciam o empreendedorismo comum do empreendedorismo social. Olhando pela ótica do empreendedorismo comum, o lucro financeiro é o propulsor do empreendimento. A proposta do empreendimento comum é atender ao público que pode pagar pelo novo produto ou serviço. Portanto, podemos considerar o empreendedorismo comum como um negócio que tem, como foco, o lucro financeiro. O empreendedor social, por sua vez, não tem como objetivo principal gerar lucro financeiro para si mesmo ou para seus investidores, mas sim gerar valor na forma de benefícios transformacionais, que ocorrem em uma parcela específica da sociedade ou na sociedade em geral. 

Conheça as Mulheres da Parada

As mulheres estão cada vez mais conquistando seu espaço no empreendedorismo. E, como estamos falando de empreendedorismo social, não podemos deixar de falar sobre as Mulheres da Parada, o empreendimento social que transforma vidas e gera benefícios para famílias de baixa renda em São Gonçalo. O projeto, idealizado por Letícia da Hora, tem como objetivo apoiar famílias afetadas pela crise causada pela pandemia do Covid-19 em São Gonçalo, mais especificamente, na comunidade Parada São Jorge. O trabalho é realizado para auxiliar famílias de baixa renda que vivem em situação vulnerável em função da pandemia do Covid-19.

O projeto promove o empoderamento feminino entre mulheres de baixa renda da comunidade Parada São Jorge, Sacramento, São Gonçalo, estimulando essas mulheres a terem controle financeiro do seu negócio, da sua vida e a conquistarem seu espaço na sociedade. O projeto promove rodas de conversa, terapia em grupo e individual, além de cursos para apoiar mulheres na geração de renda. 

Por que empreender?

Empreender vai muito além de possuir uma empresa ou desenvolver o seu negócio. Empreender é realizar sonhos, dar vida a um projeto que está no papel. Empreender é estar a todo momento pensando em maneiras de revolucionar o tradicional, é descobrir o que você pode acrescentar ao mercado de trabalho hoje e transformar o mundo em um lugar melhor. Nada traz mais satisfação do que transformar uma ideia, que originalmente estava em um pedacinho de papel, em algo real e concreto. Independentemente da maneira, empreender não é uma tarefa fácil e, muitas vezes, pode ser desafiador, porque a essência de empreender está em sua palavra, que significa tentar ou conseguir realizar uma tarefa árdua. No entanto, sempre que estiver diante de grandes desafios, lembre-se dessa frase de Augusto Cury: “Ser empreendedor é executar sonhos, mesmo que haja riscos.” Sempre haverá riscos e desafios, então prepare-se para encará-los e realizar seus sonhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress