Verdades absolutas no marketing e empreendedorismo

Descubra quais são as verdades absolutas no marketing e no  empreendedorismo e por que elas nem sempre são verdade

Você com certeza já ouviu de algum profissional, amigo ou guru algumas verdades absolutas como “pessoas de sucesso fazem a cama ao levantar” ou “para vencer tem que fracassar” e várias outras, não é? Essas frases ditas tantas vezes, acabaram se transformando no que chamamos de “verdades absolutas”. No entanto, quando analisamos essas frases, percebemos que elas não possuem fundamento ou embasamento e podem ser facilmente questionadas. Nesse blog post, vamos realizar uma reflexão sobre algumas dessas verdades absolutas e questionar sua veracidade.

Estratégias que funcionam com outros empreendedores podem não funcionar com você

É necessário entender que todos nós somos seres singulares e únicos. Portanto, a forma que gerimos nosso negócio também é diferente da de outros empreendedores. Muitas vezes olhamos para outros negócios que aplicaram uma determinada estratégia e obtiveram sucesso e decidimos aplicar essa mesma estratégia em nosso negócio, antes mesmo de fazer uma leitura sobre nossos valores, serviços e produtos. Por mais que uma estratégia funcione com demais negócios, não há uma garantia de que ela irá funcionar com o seu. Portanto é necessário entender o perfil do seu empreendimento antes de aplicar estratégias que trouxeram sucesso para outras empresas.

Levantar cedo e arrumar a cama não é sinônimo de sucesso

Onde está escrito que quem acorda cedo e arruma a cama pela manhã terá sucesso garantido no empreendimento? Muitos de nós acreditamos que levantar cedo, dormir oito ou até doze horas por dia nos dá mais tempo para trabalhar, criar e produzir. No entanto, cada um de nós possui uma rotina específica, muitos de nós temos filhos, afazeres domésticos e até mesmo outras tarefas não relacionadas ao trabalho para fazer diariamente. Logo, como programamos nossa rotina de acordo com nossas tarefas diárias, muitas vezes não dormimos tão cedo. Outra questão que deve ser levada em consideração é o momento do dia que você sente mais facilidade em produzir e desenvolver seu conteúdo. Para alguns, pode ser o período da noite quando há menos interrupções e a criatividade aflora mais rapidamente. Para essas pessoas, vale mais a pena se programar para dormir mais tarde e, para ter uma noite de sono saudável, também acordar mais tarde.

É preciso fracassar para ter sucesso?

A resposta mais pura e simples é não, você não precisa fracassar antes para atingir o sucesso. Muitos profissionais usam dos seus fracassos anteriores para fazer um storytelling e emocionar, incentivar e inspirar a sua audiência, mostrar que não devemos desistir mesmo depois de fracassarmos. No entanto, você não precisa ter fracassado para inspirar a sua audiência e clientes. Não existe uma regra no empreendedorismo que diga que é necessário você fracassar para atingir o sucesso. O problema é que, hoje em dia, muitos empreendedores romantizam e valorizam demais o fracasso. Claro que devemos valorizar nossos erros, pois aprendemos muito com eles, mas é muito melhor quando não fracassamos em nenhum momento durante nossa trajetória, não é?

Seja verdadeiro consigo mesmo e ouça sua intuição

Não existe fórmula mágica para obter sucesso, muito menos regras para determinar sua trajetória. Descubra você mesmo as estratégias que melhor se encaixam com o seu negócio e o seu estilo de vida. É importante ler e descobrir novos métodos para sempre estar tentando estratégias novas, para cada vez mais melhorar o seu desempenho no seu trabalho. Mas não se atenha a eles. Faça você mesmo a sua rotina, escolha o melhor momento do dia para produzir e trabalhar, doando-se completamente aos seus objetivos e metas. Lembre-se sempre de que é você quem faz a sua trajetória até o sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

plugins premium WordPress