Descubra as melhores estratégias para usar o TikTok e engajar o seu perfil na plataforma
Lançado na China e acumulando mais de 1 bilhão e meio de usuários, o TikTok foi a rede social mais baixada de 2019 e se tornou uma tendência mundial! Inicialmente, o objetivo principal do aplicativo era o entretenimento dos jovens, permitindo que seus usuários unissem músicas e edições em vídeos curtos e divertidos. No entanto, à medida que a plataforma foi se expandindo e ganhando cada vez mais usuários, marcas, empresas e influenciadores também se inseriram nessa nova rede social. Além de ser a tendência de 2020, o alcance orgânico do TikTok é incrível. Fica comigo que eu te conto tudo sobre a rede social do momento!
Como usar o TikTok?
O TikTok oferece várias ferramentas de edição de vídeo e áudio, permitindo que você crie tanto vídeos de conteúdo quanto vídeos com o intuito de entreter a sua audiência, mesclando o profissional com o entretenimento.
Além de criar vídeos de conteúdo, você também pode participar dos desafios criados pela própria plataforma ou por outros usuários. Esses desafios são uma boa maneira de aumentar a sua visibilidade e engajamento na rede social. É importante também que você esteja sempre atento às novidades e hashtags do aplicativo, procurando seguir perfis engajados e que já possuam domínio da plataforma, para que você esteja sempre atualizado e entenda como aplicar as melhores estratégias no seu perfil.
Como usar
Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra vídeos sugeridos pelo próprio TikTok e vídeos postados pelos usuários que você segue. Você pode curti-los e deixar um comentário nos ícones disponíveis no canto inferior direito. Além disso, caso você goste e queira salvar a música usada no vídeo, é só tocar no pequeno disco abaixo do ícone de comentários. Dessa forma, você pode usar a mesma música para gravar o seu próprio vídeo.
Acessando o seu perfil na plataforma, você encontra os seus vídeos, foto de perfil e biografia, um espaço onde você pode divulgar o seu site e outras redes sociais que você possui, para que os seus seguidores possam te encontrar em diversas plataformas. Você pode também acompanhar o seu alcance, checando os comentários e curtidas dos seus vídeos na sua “caixa de entrada”. É possível, inclusive, divulgar os seus vídeos em outras plataformas. Basta tocar no ícone abaixo do balão de comentários e escolher em quais redes sociais você deseja compartilhar o seu vídeo.
Conteúdos e hashtags
As hashtags são uma parte importante na postagem dos seus vídeos no TikTok, pois elas permitem que as pessoas encontrem o seu conteúdo, gerando audiência e um retorno grande ao seu perfil. Quando um desafio é lançado pelo TikTok ou por um de seus usuários, ele vem acompanhado de uma ou mais hashtags. Portanto, quando for postar algum vídeo de desafio, não se esqueça das hashtags específicas! Algumas das hashtags mais usadas são #pravc, pois é a aba da plataforma onde você encontra os vídeos sugeridos pelo TikTok, e a #Geracaotiktok, mais popular entre os brasileiros. Evite copiar e colar hashtags nas legendas do seu vídeo, afinal, cada vídeo é único! Procure sempre estar antenado no seu segmento e escolha as cinco melhores hashtags para os seus vídeos.
Uma maneira para aumentar o alcance do seu perfil no TikTok é gravando vídeos de desafios sugeridos pela própria plataforma ou pelos usuários. Usando as hashtags certas, você pode engajar o seu perfil de forma rápida, fácil e divertida. Além disso, a plataforma oferece a ferramenta de dublagem para a criação dos seus vídeos, permitindo que você grave vídeos de humor, que podem facilmente viralizar. Uma estratégia bacana é escolher uma dublagem que tenha relação com o seu nicho profissional, permitindo assim que você compartilhe o vídeo em outras redes sociais. Seja criativo!
Vídeos em que você transmite seu conteúdo de valor também são importantes para o seu perfil do TikTok. Utilize o formato de vídeos da plataforma para falar sobre o seu segmento, compartilhar dicas rápidas, ferramentas e estratégias. Dessa forma você traz a sua audiência para o seu perfil da plataforma, induzindo-a a realizar transmídia e fazendo com que sua audiência o acompanhe em múltiplas redes sociais. Aos poucos, você irá reconhecer o tipo de conteúdo que melhor se encaixa no formato da plataforma e mais agrada a sua audiência em paralelo.
Como começar a gravar?
O layout do TikTok é bem similar ao do Instagram. Ao pressionar o “mais” no inferior da tela, o aplicativo abre a sua câmera a as ferramentas disponíveis para a edição do seu vídeo. Você pode inserir stickers, textos e efeitos com diferentes formatos e cores, além das dublagens e músicas. Para incluir um áudio em seu vídeo basta pesquisá-lo pelo nome na aba “descobrir” e adicioná-lo aos seus favoritos.
É possível também guardar um vídeo nos seus rascunhos caso você queira gravar outras partes dele em um momento diferente. Por fim, na legenda do seu vídeo, não se esqueça de colocar cinco hashtags, para que os outros usuários possam visualizar os seus vídeos. O TikTok disponibiliza várias ferramentas diferentes, abuse da sua criatividade e comece gravar vídeos incríveis para o seu perfil!
É possível ganhar dinheiro com o TikTok?
Sim! Existem algumas maneiras de ganhar dinheiro através do TikTok. Para começar, você pode ganhar até 500 reais ao convidar amigos seus para se juntar à rede social! Quando você entra no TikTok, a própria plataforma pergunta se você gostaria de recomendar amigos, caso você convide seus amigos e eles baixem o aplicativo você recebe por isso. E o melhor, se os seus amigos recomendados estiverem ativos na plataforma, gerando visualização, você lucra em cima dessas visualizações!
Uma outra forma de gerar lucro no TikTok é postando conteúdo de valor e gerando uma audiência engajada, pois as marcas e empresas podem entrar em contato com você. Até mesmo o próprio TikTok pode te convidar para ações como influenciador e repostar o seu vídeo em outras redes sociais.
A terceira forma de lucrar com o TikTok é reunindo seus cursos e serviços e postando-os na plataforma, adicionando um link. Portanto, se você possui uma consultoria, realiza treinamentos online ou serviços, você pode fazer vídeos divulgando o seu produto, gerando valor e inserindo um link para compra. Além disso, existe também uma maneira de levar a sua audiência do TikTok para o Instagram! Se você tem uma audiência mais engajada no Instagram, você pode fazer vídeos no TikTok mostrando as funcionalidades e benefícios dos seus produtos, e adicionando um link com o seu perfil do Instagram, levando assim a sua audiência de uma plataforma para outra.
Opções é o que não falta, seja de conteúdos, ferramentas e formas de lucrar, o TikTok tem tudo o que você precisa para engajar o seu perfil de forma orgânica e rápida. Divulgue seus produtos ou serviços, abuse da sua criatividade e comece logo a gravar para a rede social tendência de 2020!
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