Os maiores erros nas mídias sociais

Descubra quais são os erros mais cometidos nas mídias sociais e entenda como evitá-los

Muitas vezes temos a concepção errada de que mídias sociais são plataformas fáceis de se lidar, principalmente quando se trata do seu uso para negócios. Existem alguns métodos e estratégias que facilitam nosso desempenho nas mídias sociais e é possível identificar erros muito comuns cometidos tanto por empresas quanto por marcas em seus perfis. Erros como falta de frequência, perfis-vitrine e posicionar-se apenas em uma mídia social são muito comuns. Evitá-los contribui para a potencialização do alcance, a visibilidade da sua marca e a conquista de clientes. Você já cometeu algum desses erros? Fica comigo e entenda como evitá-los. 

Frequência, consistência e conteúdo de valor

Um dos maiores erros cometidos por marcas e empresas em suas mídias sociais é a falta de frequência e consistência em seus perfis. Postar e alimentar o seu perfil com conteúdo de valor é muito importante para a visibilidade da sua marca nas mídias sociais, principalmente naquelas que possuem bilhões de usuários ativos. Quando queremos atingir um certo público nas mídias sociais, mas não possuímos frequência, não seremos vistos e não conseguiremos ser relevantes para o nosso nicho. Frequência e consistência nas suas mídias sociais contribui para a o alcance e potencializa a visibilidade da sua marca, colabora para que você se torne uma referência, melhora a reputação da sua marca e gera retorno.

Frequência e consistência são muito importantes para um bom desempenho nas mídias sociais. Entretanto, quantidade não é qualidade: é preciso que você crie e compartilhe conteúdos de valor em seu perfil, que sejam relevantes, que gerem valor e que inspirem sua audiência. Dessa forma, sua marca e consequentemente o seu perfil se tornarão relevantes para a sua audiência. 

Perfil-vitrine

Muitas vezes encontramos perfis de marcas e lojas nas mídias sociais que parecem vitrines, possuem apenas os produtos e serviços oferecidos, sem nenhum conteúdo de valor, posts interativos ou interessantes. Isso é um erro muito comum cometido pelos perfis de negócios. É necessário ter em mente que nossos perfis nas mídias sociais não são um portfólio só de produtos. É claro que, hoje em dia, existem ferramentas, como a do Instagram e do WhatsApp Business, que permitem a exposição e a venda de produtos através da plataforma.

Entretanto, a maioria das pessoas não visitam as mídias sociais no intuito de comprar, mas sim de se entreter, se inspirar e aprender. A compra é uma consequência de uma experiência que a pessoa obteve ao visitar o seu perfil. Portanto, é preciso mesclar, em seu perfil, conteúdo de valor que agregue, inspire e solucione problemas com a exposição dos seus produtos, serviços, descontos, etc.

Feedback demorado 

As mídias sociais são plataformas que foram aderidas e transformadas em um canal de conexão com potenciais clientes de marcas e negócios, plataformas onde ambos pudessem se conectar de maneira rápida fácil e prática. Portanto, o feedback rápido é muito importante para o desempenho do seu negócio. O que não falta é opção nas mídias sociais. Logo, se você não responde o seu cliente de forma rápida, ele pode procurar outras opções que ofereçam produtos ou serviços similares aos seus. Portanto, é importante checar as mídias sociais mais de uma vez ao dia. Desenvolver um planejamento vale a pena para aqueles que atuam em diversas áreas do negócio, como na gestão, comercial e financeira.

Outro erro muito comum dentro da questão do feedback ocorre principalmente no Instagram. Muitas vezes os perfis de marcas recebem mensagens de clientes em suas DMs e apenas curtem aquela mensagem ou enviam mensagens padronizadas como resposta. É claro que, quando se trata de marcas grandes ou perguntas recorrentes, vale a pena criar atalhos com mensagens programadas. Entretanto, na maioria dos casos, desenvolver uma relação e confiança via um bom atendimento com o seu cliente, usando ferramentas, como mensagens personalizadas,  é importante e extremamente relevante na decisão final de compra dele. Além disso, a própria plataforma do Instagram entende que você está dando uma atenção especial à sua audiência e potencializa a entrega dos seus posts.

Se posicione em todas as mídias sociais

Estar presente em mais de uma mídia social contribui para o alcance e para a visualização da sua marca, porque facilita que mais pessoas encontrem o seu perfil. Mídias sociais, como o Instagram e o Facebook, são essenciais para o desenvolvimento de estratégias de marketing efetivas e de conexão com clientes, mas também é necessário se posicionar em mídias sociais como Pinterest, Tik Tok e LinkedIn. O Pinterest, com suas ideias, inspirações e pins, apesar de não possuir uma base de usuários tão grande como o Instagram ou Facebook, que têm 1 bilhão de usuários ativos mensais, se tornou um grande catálogo de referências para seus usuários e uma ferramenta de compartilhamento e divulgação de imagens. 

O Tik Tok, uma das mídias sociais mais baixadas do mundo e o aplicativo que mais cresceu durante o período de quarentena, também é importante para o seu negócio. O LinkedIn, então, é mais importante ainda, por ser um canal de conexão entre profissionais e uma plataforma em que você pode compartilhar as ideias e filosofia da sua marca, é uma mídia social essencial para o seu negócio. Se posicionar em várias mídias sociais não é fácil, pois demanda planejamento e organização, mas é essencial para a visibilidade da sua marca. Além disso, se você só utilizar uma mídia social e, porventura, ela acabar, você perderá toda a sua audiência. Portanto, estar presente em mais de uma mídia social é importante para o seu negócio.

Existem vários erros comumente cometidos pelos usuários de mídias sociais. Em breve, trarei mais conteúdo sobre eles, mas o principal e mais importante a se fazer é identificá-los e evitá los ao máximo. Dessa forma, você contribui para a construção de um perfil engajado, colabora para o alcance da sua marca e potencializa a visibilidade da sua empresa.

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