Descubra maneiras seguras e eficazes de fazer seu perfil crescer organicamente
Uma das perguntas mais frequentes que eu recebo via Direct é “já que é proibido comprar seguidores, como eu faço para ganhar seguidores sem pagar nada por isso?”. Crescer organicamente no Instagram é algo estratégico. Neste blog post, eu vou ensinar quatro dicas para você fazer isso e alavancar suas estratégias de marketing e vendas em 2022! Continue lendo e prepare para compartilhar o link com aquele amigo empreendedor
Hashtags
Usar hashtags ainda é uma ótima estratégia para o Instagram, uma vez que esse recurso permite que os seguidores encontrem o seu perfil por meio dessas palavras-chave. Além disso, é possível aumentar as visualizações do seu conteúdo e atrair um público-alvo.
Hoje é possível seguir hashtags, o que melhora e aumenta seu engajamento, fazendo com que “seguidores indiretos” cheguem de acordo com o seu tipo de conteúdo. Elas podem fazer parte de uma campanha pontual ou um determinado assunto, como #Carnaval2022emcasa, por exemplo. Todos que buscarem pela hashtag com aquele assunto, receberão o conteúdo por ela limitado.
Não exagere na quantidade das hashtags. Use, no máximo, cinco. Você pode classificá-las por assunto, segmento ou localização. Nunca as repita todos os dias, pois o algoritmo do Instagram pode considerar que você é um robô e derrubar seu engajamento. E nunca, nunca mesmo, use as hashtags bloqueadas pela plataforma, pois elas podem fazer com que você entre em shadowban , ou ainda pior: perca sua conta.
Use a aba “Pesquisar”
Outra maneira de ganhar seguidores gratuitamente no Instagram é utilizando a aba “Pesquisar”. Sabe aquele ícone da lupa no aplicativo? Ali você consegue encontrar usuários que podem ser potenciais clientes. Basta que você faça essa pesquisa de forma estratégica e encontre aqueles que tenham interesse em produtos e/ou serviços que você oferece na sua empresa. Dessa forma é possível oferecer descontos ou mesmo propor parcerias.
Quer um exemplo? Imagine uma esteticista que abriu uma clínica de estética. Ela pode buscar usuários na lupa e encontrar aqueles que tenham relação ou interesse no serviço que ela presta. Assim, pode convidá-los para conhecer o espaço ou experimentar gratuitamente um de seus serviços, por exemplo. Fazendo isso, ela terá grande chance de conquistar um novo seguidor e, claro, um cliente em potencial.
Faça lives
Uma estratégia que eu amo e recomendo muitíssimo são as transmissões ao vivo, a famosa “Live do Instagram”. Tem gente que acha que a pandemia banalizou, que ninguém mais vê, que todo mundo está fazendo, mas não é bem assim! Basta que você compare o número de pessoas que você segue com o número de pessoas que está fazendo live. Ainda tem muita gente com vergonha ou que ainda não compreendeu a importância de se mostrar para sua audiência.
Aposte em lives colaborativas, ou seja, aquelas que são feitas em parceria com outros usuários. Escolha quem vai participar com você não apenas pelo número de seguidores, mas que tenha relação com seu negócio, que possa conectar o assunto, assim, sua live terá sentido e, com toda certeza, cumprirá seu objetivo.
Fique atento às novidades
O Instagram está sempre disponibilizando novas ferramentas para os seus usuários e sempre que você as utilizar, ele irá priorizar a entrega do seu conteúdo. Atualmente, o formato com maior alcance são os Reels.
Diferentemente dos Stories, os Reels podem aparecer na aba “Explorar” e ficam em seu perfil por mais de 24 horas, o que pode atrair quem ainda não segue você ou que não vê seus posts há algum tempo.
Saiba como fazer seu perfil decolar este ano, aprenda como Instagram funciona, suas regras e como produzir conteúdo autêntico clicando aqui para assistir os vídeos que eu fiz sobre o aplicativo.
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