Erros comuns no WhatsApp para negócios

Aprenda a identificar os erros mais comuns cometidos por empresas no WhatsApp para negócios e como evitá-los

O WhatsApp, junto de sua expansão para negócios, WhatsApp Business, se tornou um ótimo canal de conexão entre marcas e clientes. Por meio do WhatsApp, as empresas conseguem interagir diretamente com clientes para tirar dúvidas, gerar venda e consequentemente desenvolver um relacionamento entre marca e consumidor, além de também utilizar ferramentas como status, em que podem mostrar o dia a dia da sua empresa, a humanização por trás da marca e divulgar promoções. Além de possuir todas essas vantagens, o WhatsApp é uma plataforma simples de usar. No entanto, existem alguns erros comuns que empresas e negócios cometem frequentemente na plataforma. Neste blog post, você entenderá como identificá-los e evitá-los. 

Listas de transmissão em excesso

Investir em listas de transmissão é uma estratégia boa e gera resultados. No entanto, não adianta disparar frequentemente diversas listas para seus contatos sem identificar seu público-alvo e desenvolver um planejamento antes, pois elas acabam se tornando inconvenientes para contatos que não desejam recebê-las. Além disso, muitas vezes, as pessoas que recebem essas listas em excesso acabam bloqueando seu contato para não recebê-las, e você pode acabar perdendo potenciais clientes dessa forma. 

Listas de transmissão devem ser usadas de maneira que divulgue o seu negócio sem se tornar um inconveniente para os contatos que irão recebê-las. Antes de mandá-las, você pode enviar mensagens para seus contatos mais próximos, perguntando se eles gostariam de participar da sua lista de transmissão e, então, dispará-las semanal  ou mensalmente. Dessa forma, sua divulgação não se torna maçante.

Comprar banco de dados

Uma estratégia que parece ser boa, mas que pode se tornar uma armadilha e não render bons resultados é a compra de banco de dados. Banco de dados se trata de um conjunto de telefones de pessoas dentro de um nicho ou segmento, que muitas vezes é vendido e pode ser comprado por empresas e negócios. Empresas que compram bancos de dados podem disparar listas de transmissão, oferecer promoções e enviar mensagens para os telefones. No entanto, inevitavelmente, tanto as mensagens como as listas de transmissão acabam se tornando inconvenientes para os telefones dos bancos de dados, o que leva os contatos a bloquearem o seu número, consequentemente não gerando um bom retorno. Além disso, comprar bancos de dados pode fazer com que você perca sua conta no WhatsApp. 

Inserir pessoas em grupos de clientes no WhatsApp 

Criar grupos de WhatsApp para clientes é uma ótima estratégia para reunir seus clientes em um local em que você pode divulgar seus produtos, anunciar novidades e promoções. Além de práticos, os grupos são efetivos, pois você consegue divulgar promoções para contatos realmente interessados no seu produto ou serviço em um só lugar. No entanto, adicionar contatos no seu grupo de clientes sem antes perguntar se eles gostariam de fazer parte do seu grupo não te ajudará a expandir sua lista de clientes, nem gerar mais vendas para o seu negócio.

Adicionar um contato, que você nem sabe se gostaria de participar do seu grupo de clientes,  a um grupo de WhatsApp com pessoas que ele não conhece pode gerar desconforto para o contato em questão, o que pode resultar na saída do mesmo do grupo. Grupos de WhatsApp são espaços mais íntimos onde pessoas que se conhecem compartilham assuntos em comum e interagem. 

Querer vender sem desenvolver um relacionamento com o cliente antes

Criar uma conexão com o cliente é vital para desenvolver um relacionamento de fidelidade. Portanto, investir em um bom atendimento é essencial para gerar vendas e clientes fiéis ao seu negócio. A venda é o passo final de um processo que deve ser realizado antes. Quando você desenvolve um relacionamento com o seu cliente, é muito mais fácil falar sobre o seu negócio, divulgar seus produtos ou serviços e informar o cliente sobre promoções e novidades. Além disso, quando você possui um relacionamento com potenciais clientes, você entende se eles estão realmente interessados em consumir o seu produto, tornando a divulgação mais assertiva.

O WhatsApp é uma ótima plataforma para negócios, porque, além de possuir diversas ferramentas, como grupos, listas de transmissão e status, é um canal de conexão incrível entre marca e cliente. Use essas ferramentas de forma certa, atentando-se a erros e com certeza você terá um retorno positivo para o seu negócio ou para a sua empresa.

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