As melhores estratégias para potencializar o alcance do seu perfil e aumentar o engajamento
O Instagram é hoje uma das redes sociais que mais cresce no Brasil, por isso se tornou uma plataforma essencial para aqueles que desejam divulgar sua imagem, produtos e até mesmo serviços, além de ser uma ferramenta vital para estratégias de marketing de influenciadores digitais e empresas. Com mais de 1 bilhão de usuários, o instagram traz consigo diversas ferramentas, que oferecem múltiplas formas de divulgação e que podem potencializar o alcance do perfil da sua empresa. Nesse blogpost, explico cada uma dessas ferramentas e como usá-las para potencializar o engajamento do seu público no seu Instagram!
Conteúdo de valor, frequência e consistência
É de extrema importância você sempre demonstrar no seu perfil que você produz conteúdo de valor, que leve benefício e que gere valor: conteúdos que tragam solução para sua audiência e que sejam interessantes, afinal uma compra só ocorre por meio de um relacionamento através do conteúdo de valor. É importante também criar um planejamento de postagens em seu perfil, porque, desta maneira, você contribui para a frequência e a consistência dos seus posts, além de garantir a fluidez do seu conteúdo e ter previsibilidade do tipo de conteúdo a ser postado.
A frequência e a consistência são fatores que também influenciam na potencialização do seu perfil. Logo, quanto mais posts você produzir, mais chance terá de atingir outros perfis que podem ter interesse no seu conteúdo, além de conceder à sua audiência mais espaço para interação, via comentários, curtidas e compartilhamentos. Não se esqueça de que a participação da sua audiência através dessas interações são métricas importantes para que o próprio Instagram reconheça o engajamento do seu perfil e melhore o seu alcance!
Como utilizar stories e directs
O story é atualmente uma das maiores e mais práticas ferramentas de marketing dentro do Instagram, pelo simples fato de possuir grandes possibilidades e oferecer diferentes maneiras de interação com a sua audiência. Existem stickers e hashtags que podem ser adicionados a uma imagem ou texto; enquetes e espaço para perguntas, onde você pode pesquisar a opinião da sua audiência a respeito do seu perfil; testes que podem ser usados como uma forma de entreter o seu público e, ao mesmo tempo, colher informações; existe até a ferramenta de contagem regressiva interativa! Opção é o que não falta! Os stories com interação convidam sua audiência a participar deles e interagir com o seu perfil, além de trazer a sua audiência para dentro do universo da sua marca ou negócio. Portanto, apostar neles pode aumentar o engajamento do seu perfil de forma rápida e prática.
O direct funciona como uma ferramenta para a sua audiência interagir de forma mais privada com você e, quando essa interação acontece, é sinal de que houve interesse pelos seus posts ou stories. É essencial sempre responder sua audiência de forma carinhosa e compassiva. Opte por não usar ferramentas de resposta automáticas, pois elas não contribuem para sua interação com a sua audiência e o Instagram não permite.
Uma mensagem no direct pode ser respondida em forma de texto e até mesmo de áudio, mas existe uma ferramenta de resposta muito mais humana e personalizada: você pode responder essas mensagens por vídeo! O vídeo torna aquela interação com a pessoa que te enviou a mensagem muito mais íntima e humana, além de demonstrar que você possui um carinho especial por ela. E o melhor de tudo é que o próprio Instagram entende que você deu uma atenção especial à sua audiência e consequentemente contribui para a potencialização do seu perfil!
A importância do feedback
Os comentários são uma forma excelente de obter feedback, portanto, é importante que você sempre cheque as mensagens deixadas nos seus posts, tanto para respondê-las quando necessário, quanto para colher a opinião da sua audiência. Afinal, é o local onde os seus seguidores falam sobre você e querem a sua resposta. Além disso, suas postagens devem sempre vir acompanhadas de uma legenda. No fim dela, reserve um espacinho para o que nós chamamos de ”chamada para ação”, uma ferramenta utilizada com o intuito de fazer com que a sua audiência tenha vontade de interagir com o seu post, induzindo-a a comentar ou até mesmo compartilhar o post, o que pode gerar ainda mais engajamento no seu perfil e aumentar o seu alcance.
Analise os resultados e não desista!
É importante analisar suas métricas e checar seu alcance, o seu engajamento e as interações da sua audiência. Assim você pode planejar as melhores estratégias para potencializar ainda mais o seu perfil. E lembre-se: o Instagram oferece uma variedade imensa de ferramentas para o marketing digital do seu perfil. Não desista se uma delas não der certo. Invista em outras e continue gerando seu conteúdo de valor, mantendo uma frequência e consistência nos posts, usufruindo de todas as ferramentas que os stories oferecem e dando uma atenção especial à sua audiência nos seus directs. Dessa forma, com muitos comentários no seu feed, grande número de mensagens respondidas no direct e pessoas engajadas nos seus stories, a própria plataforma do Instagram potencializará a entrega dos seus posts e perceberá que o seu conteúdo é relevante, aumentando o engajamento do seu perfil!