Entenda uma estratégia simples para ser recomendado pelo Instagram
O Instagram possui diversas ferramentas e está cada vez mais presente nas estratégias de marketing de empresas e negócios. Possuindo mais de 800 milhões usuários ativos, a plataforma se destaca das demais devido às suas diversas oportunidades para pequenos empreendedores e influenciadores digitais, que desejam crescer por meio do compartilhamento de seu conteúdo de valor e/ou serviços e produtos. Neste blog post, trago uma dica especial para você, que deseja engajar cada vez mais seu perfil no Instagram. Essa estratégia fará com que seu perfil seja recomendado para outros usuários, potencializando seu aumento de seguidores e potenciais clientes. Incrível, né? Continue lendo e descubra!
Como funciona o processo de recomendação no Instagram
Assim como em outras mídias sociais, muitas vezes, quando estamos conferindo nosso feed, notamos que o próprio Instagram nos sugere contas que promovem conteúdos de nosso interesse. Esse processo de recomendação funciona por meio de um termo conhecido, o algoritmo. Apesar de ser um tema que ainda gera bastante confusão em criadores de conteúdo e donos de negócios que se posicionam virtualmente, o algoritmo do Instagram é o responsável por entender e interpretar o comportamento dos usuários da plataforma e recomendar postagens e contas que sejam de maior interesse. Por exemplo: se você gosta de fotos artísticas, logo verá mais posts relacionados a esse tema.
Entenda o básico do algoritmo
Apesar de gerar muita dúvida, podemos definir o algoritmo do Instagram em três conceitos básicos: temporalidade, engajamento e relacionamentos. O Instagram considera que seus usuários desejam ver conteúdos recentes, por isso tende a recomendar sempre posts novos. Engajamento gera engajamento, logo, posts com um alto número de curtidas e comentários tendem a ser mais recomendados pela plataforma. O Instagram tem acesso aos seus amigos, comentários e, dessa forma, consegue compreender seus interesses, por isso, assim que você abre o aplicativo, é possível encontrar posts de amigos próximos e de conteúdos que eles curtem com mais facilidade.
Anúncios funcionam como recomendação?
Sim! Assim como mídias sociais como o Facebook e o Twitter, você pode investir em anúncios pagos na plataforma. O Instagram Ads, como são chamadas as propagandas na plataforma, é uma forma de veicular anúncios tanto no feed quanto nos Stories da mídia social. Esses anúncios são ativados na plataforma em formato de foto, vídeo e carrossel com sequências de fotos ou vídeos. Investir em anúncios no Instagram, sem sombra de dúvidas, traz visibilidade, atração e reconhecimento da marca para sua empresa, no entanto, é necessário pagar uma quantia mensal para ativá-los.
Descubra um detalhe importante para ser recomendado!
Existem maneiras orgânicas para obter engajamento em seu perfil do Instagram por meio da recomendação da plataforma, como ter frequência e consistência em suas postagens, compartilhar conteúdo que gere valor e transformação e utilizar as funcionalidades que a plataforma oferece, como o Stories e o Reels. No entanto, para que o Instagram recomende seu perfil para outros usuários, você precisa permitir esse processo.
Para realizar isso, basta acessar o seu perfil, clicar na aba “editar perfil” e descer a barra de rolagem da página. Após isso, você encontrará a opção que diz “Incluir sua conta ao recomendar conta similares que as pessoas talvez queiram seguir”. Ao marcá-la, você dá ao Instagram permissão para recomendar suas contas para outros usuários. Dessa forma, você pode compartilhar seu conteúdo sabendo que o Instagram o entregará para mais usuários, aumentando seu engajamento e potencializando o alcance de possíveis clientes.