Aprenda como potencializar os seus Stories do Instagram e conquistar a atenção dos seus seguidores
Criar uma conta no Instagram é fácil, mexer nos Stories também, mas manter seus seguidores antenados ou conquistar mais deles pode se mostrar um desafio para muita gente. Por isso, fiz essa listinha de dicas para tornar os seus Stories do Instagram muito mais interessantes para você, que vai produzi-los, e para quem vai acompanhá-los.
Se você não leu nenhum dos meus blog posts anteriores sobre os Stories do Instagram, clique aqui para ver todo o conteúdo e potencializar o uso das suas historinhas com estratégias e aumentar a sua visibilidade.
Confira abaixo as dicas que separei para você:
1 – Use música a seu favor nos Stories
Que tal colocar uma música e deixar seus Stories mais interativos? Essa atualização foi feita há apenas um ano no Instagram. Mas ainda não liberada para todos os perfis. Antes precisávamos dar um jeitinho para colocarmos música nos Stories, utilizando aplicativos e outros artifícios, como o spotify, mas com essa atualização podemos fazer isso diretamente pelos Stories. Agora não são poucas as empresas e marcas que já usam essa funcionalidade para tornar seus Stories mais interessantes para seus seguidores.
Para usá-la enquanto grava é necessário abrir os Stories e mudar do modo “normal” para o modo “cenas” na barrinha preta lá embaixo. Terá, então, as opções “audio”, “speed”, “effects” e “timer”. É só escolher a primeira e daí você terá a liberdade para optar por músicas populares ou músicas que têm a ver com o conteúdo que você está apresentando. Fica a seu critério.
Se preferir colocar uma música para acompanhar uma foto, imagem ou vídeo gravado, basta clicar no rostinho quadrado em cima, onde ficam as outras funcionalidades dos Stories como a hashtag e a menção. As mesmas opções entre músicas populares e músicas para explorar irão aparecer.
Viu? É simples, fácil e todos gostam de música, então a chance de você manter pessoas nos seus Stories por mais tempo aumenta. Quem sabe elas não decidem dar uma passadinha no seu perfil para ver as novidades?
2 – Insira links nos Stories do Instagram
É o famoso “arraste para cima” que requer, pelo menos, dez mil seguidores para o uso dessa ferramenta. Mas existe uma forma de colocar um link nos Stories tendo qualquer número de seguidores. Mas se por acaso o link for de um vídeo do IGTV, isso é possível para qualquer perfil.
Primeiro, você precisa transformar a sua conta pessoal em uma conta comercial. Depois, basta abrir o Facebook, porque é nele que você conseguirá ter a opção “arraste para cima” sem ter os dez mil seguidores. Basta entrar na tela de gerenciador de anúncios e clicar na opção “alcance”. A partir desta página, você poderá patrocinar qualquer conteúdo que tiver na sua conta do Instagram ou nos Stories. Você cria o chamado “black post”, onde sua audiência receberá este patrocinado com o link. Pagando apenas 5 reais será o suficiente para você poder utilizar essa estratégia do “arraste para cima”.
3 – Crie layouts atraentes para o seu Instagram
Quem acompanha meus conteúdos, já foi nos meus treinamentos ou já fez consultoria, sabe que falo muito da importância de ter um layout bonito, atrativo, com pouca informação e que reflita a identidade visual da sua marca, principalmente no Instagram e nos Stories. Mas é difícil, não é? Então te dou a sugestão de você ter um designer para ajudar com isso. Óbvio que às vezes não é o momento da empresa ou se você estiver começando no empreendedorismo digital e, não conseguir pagar um profissional para isso, vou te indicar alguns apps como dica para criar sozinho(a) layouts bonitinhos, vídeos e ícones para os destaques do seu Instagram:
4 – Edite vídeos e imagens com o Inshot e o Typorama
O Inshot é um aplicativo para você editar vídeos, inserir backgrounds, frames, colocar trilha sonora e exportar para sua galeria. Pode personalizar sua edição com textos e emojis também. Se fuxicar, vai aprender fácil e amar, porque ele é auto explicativo e muito útil. É gratuito e está disponível para IOS e para Android.
Já o Typorama é uma opção que só tem para Android, mas quem tem IOS não vai ficar desamparado. O Inshot mencionado aqui em cima tem as mesmas funcionalidades que o Typorama, com exceção da edição de vídeos, que só está presente no Inshot mesmo. Por que estou mencionando ele, então? O Typorama, embora só trabalhe com textos e imagens, tem muitos layouts diferentes para você aplicar não só nos Stories do Instagram, mas em outros formatos também. É um aplicativo mais do que excelente no que se propõe fazer.
5 – Crie artes e ícones personalizados com o Adobe Spark Post
Para alguns, apenas Spark Post. Também está disponível para IOS e para Android, é gratuito e foi desenvolvido pela Adobe para quem não entende muito das ferramentas de design. Ele oferece templates prontos para redes sociais em vários formatos, inclusive para os Stories. E lá você pode criar os ícones dos destaques do Instagram, porque você tem opções de templates pré-prontos para adaptar e deixar com a sua cara. Ah! Ele também funciona no desktop do computador, o que nos dá uma flexibilidade muito grande.
6 – Reposte os Stories com o Story Reposter ou o Story Saver For Instagram
Eles servem para repostar Stories. Mas não os em que fomos mencionados e sim os que achamos interessantes repostar nos nossos próprios Stories. Para IOS, temos o Story Reposter e, para Android, temos Story Saver For Instagram, ambos gratuitos.
Sabendo de todas essas dicas, você poderá dar um pouco mais de vida ao seus Stories e deixá-los mais interativos. Por isso, não deixe de usar essas estratégias e trazer visibilidade para o seu Instagram, sua marca ou sua empresa. E se quiser saber mais dicas, não deixe de acessar a playlist que criei no meu canal do Youtube sobre os Stories do Instagram.