5 tendências do marketing digital para 2021

Descubra cinco tendências do marketing digital para 2021 e as melhores estratégias para começar o novo ano inovando  

O fim do ano se aproxima e com ele podemos realizar uma reflexão sobre nossos serviços e produtos, as ações e decisões que tomamos no decorrer do ano e até mesmo as estratégias que aplicamos. Realizar uma releitura é sempre uma maneira saudável de recapitular todos os passos que tomamos durante o ano, reconhecer nossos sucessos e aprender com nossos erros. O ano de 2020 não foi fácil. Independentemente do nicho de atuação de cada um, todos nós fomos obrigados a nos reinventar, mudar nossa rotina e nos adaptar ao “novo normal”. Que a pandemia, a quarentena e todas as mudanças que nos fizeram reinventar nossos trabalhos, rotinas e maneiras de pensar sirvam de combustível para entrarmos em 2021 mais fortes e preparados do que nunca.

Invista em vídeos

Hoje em dia, a grande maioria das mídias sociais possui ferramentas que permitem o compartilhamento de vídeos, sejam eles curtos ou longos. A principal plataforma de compartilhamento de vídeos é o próprio Youtube, no entanto, existem opções como Instagram e Facebook, que possuem ferramentas similares, as quais você pode utilizar para carregar vídeos curtos chamados de stories. Os stories ganharam bastante popularidade desde o seu sucesso com o Instagram, e eles se tornaram essenciais para as estratégias de marketing digital de grandes marcas e empresas. 

Além disso, mídias sociais como Pinterest, LinkedIn e Twitter também possuem ferramentas que permitem a postagem de vídeos curtos. Portanto, você pode escolher a plataforma que mais se encaixa com o seu nicho atuante e compartilhar seu conteúdo de valor, dar dicas ou até mesmo demonstrar a humanização da sua marca por meio desses vídeos. Uma das principais plataformas de vídeos curtos é o Tik Tok, que ganhou bastante popularidade em 2020 e se tornou o aplicativo mais baixado do ano. Devido à sua grande adesão, o aplicativo também ganhou importância no desenvolvimento de estratégias de marketing digital. 

Realize transmissões ao vivo

Assim como os stories, as lives também fazem bastante sucesso e estão disponíveis em diversas mídias sociais. Por meio das lives, você consegue transmitir seu conteúdo de valor ao vivo, tirar dúvidas e interagir com seus telespectadores, a sua audiência. Além disso, você pode realizar essas transmissões em colaboração com outros profissionais, o que é uma estratégia excelente para que seu conteúdo alcance mais pessoas. Lives colaborativas beneficiam ambos os profissionais e são um ótimo método para melhorar o seu engajamento nas mídias sociais. As lives estão cada vez mais populares e, consequentemente, mais mídias sociais estão adotando essa ferramenta. 

Se atente ao e-commerce e às comunidades

Atualmente é possível realizar compras e vendas por meio de ferramentas disponíveis em diversas mídias sociais, como o Facebook Shopping e o Whatsapp Business. Uma ferramenta similar também está sendo desenvolvida pelo Instagram e certamente chegará com força ao mercado. Portanto, se atente ao e-commerce, porque, hoje em dia, é possível realizar compras e vendas sem que seja necessário o redirecionamento do cliente para outra página ou site, já que as próprias mídias sociais estão com funcionalidades que permitem a venda e a compra dentro dela. 

As comunidades também são um tópico importante para se atentar. Comunidades com um grupo seleto de pessoas nos permitem criar um canal de transmissão de conteúdo exclusivo e personalizado, fazendo com que essas pessoas se sintam especiais e nossa taxa de assertividade seja maior, gerando também fidelidade por parte dos membros, e consequentemente, o apoio deles. Grupos do Facebook, Close Friends e Telegram são ótimos espaços para executar excelentes estratégias de marketing digital, como transmissão de conteúdo e desenvolvimento de relacionamentos exclusivos.

Marketing de influência

Investir em influenciadores digitaisé uma estratégia incrível que gera resultado não só no Instagram ou no Youtube, mas também em outras mídias sociais. Quando investimos em pessoas formadoras de opinião dentro de um certo nicho, geramos valor para a nossa marca ou empresa. Não é necessário começar por grandes influenciadores como artistas de sucesso; micro ou nanoinfluenciadores já são o suficiente para gerar valor à sua marca, pois eles possuem a audiência que você precisa. Existem muitas marcas que investem em nanoinfluenciadores, porque, apesar de serem menores, geram engajamento e conexão, além de também trazerem relevância para a sua marca.

Stories, lives, e-commerce, comunidades e influenciadores digitais, são diversas tendências para encaixar no seu planejamento de 2021. Realize uma releitura sobre seu desempenho em 2020 e comece o novo ano inovando o marketing digital da sua marca ou empresa. 2021 nos aguarda com novas tendências e oportunidades!

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