Descubra por que você deve criar um canal no Youtube e as vantagens de estar presente nessa mídia social
O Youtube é hoje uma das maiores plataformas de pesquisa e entretenimento da internet. Nele você encontra diversos tipos e formatos de vídeos com tempos de duração variáveis. Se já não bastasse a incrível popularidade do Youtube, durante a pandemia do coronavírus, o tempo gasto pelos brasileiros na plataforma aumentou em 91% e ela foi considerada a mídia social mais usada durante esse período. Além disso, o Youtube é a segunda plataforma mais acessada de pesquisa do mundo, ficando atrás apenas do Google. Isso quer dizer que milhões de pessoas usam o Youtube diariamente para realizar buscas e pesquisas. Quer saber mais vantagens? Continue lendo!
Por que o Youtube é tão popular?
Por que o Youtube é uma plataforma de pesquisa tão popular? Simples: porque nele você pode encontrar informações mais aprofundadas sobre o que você procura em plataformas como Google ou Bing. No Youtube, você encontra explicações mais detalhadas, com demonstrações e até mesmo tutoriais, o que torna a mídia social o melhor lugar para encontrar respostas aprofundadas para as suas pesquisas. Mais de 105 milhões de brasileiros utilizam o Youtube mensalmente e cerca de quinhentas horas de vídeos são carregadas no Youtube por minuto. Incrível, né?
Por que ter um canal no Youtube
É importante deixar claro que, apesar do Youtube ser uma grande mídia social, nem sempre ter um canal é tão vital para o seu negócio ou marca, mesmo que você grave vídeos. Afinal, existem outras plataformas, como Facebook, Instagram, LinkedIn e até mesmo Pinterest, em que você pode postar seus vídeos e obter um alcance maior. No entanto, caso você queira mergulhar no mundo do Youtube, é preciso entender alguns fatores antes. Assim como toda e qualquer mídia social, frequência e consistência são passos importantes para ter um bom alcance na plataforma.
Você pode começar devagar, postando um vídeo por semana até ter uma audiência sólida, cerca de mil inscritos no canal. Entretanto, lembre-se: quanto mais conteúdo de valor você produzir, mais o Youtube irá indicar seus vídeos para outros usuários. Por isso, a frequência é extremamente importante nessa plataforma.
Algumas dicas para ter um bom desempenho na plataforma
Se você tem facilidade em criar vídeos, desenvolver conteúdos de valor e se aprofundar no conteúdo, o Youtube é a mídia social perfeita para você. No entanto, caso você não tenha essa facilidade e prefira desenvolver vídeos mais curtos, existem outras ferramentas presentes em outras plataformas que podem se encaixar melhor com o seu formato de vídeo, como o Reels ou os Stories do Instagram, ou até mesmo o TikTok. No Youtube, você precisa gerar conteúdo de valor e investir um pouco mais de tempo para explicá-lo e desenvolvê-lo. Lembrando que explicar não significa encher linguiça! Os usuários do Youtube, assim como de outras plataformas, querem consumir um conteúdo embasado, que proporcione valor.
Entreter, ensinar ou motivar
O marketing por si só tem três missões importantes: entreter, ensinar ou motivar. A maioria dos conteúdos compartilhados no Youtube também funcionam dessa forma. Na plataforma, você irá encontrar vídeos que motivam os usuários, como palestras, audiobooks e podcasts, assim como encontrará profissionais falando sobre assuntos que você deseja aprender, além de diversos tipos de tutoriais. Entretenimento é o que mais irá encontrar no Youtube, porque, além de ser o principal objetivo de toda e qualquer mídia social, é o fator que atrai pessoas a consumi-la. Aplicando essas estratégias e unindo-as ao seu conteúdo de valor frequente e consistente, você com certeza terá sucesso no Youtube.