Descubra quais são os erros mais cometidos por perfis de marcas e empresas no Instagram e entenda como evitá-los
O Instagram é atualmente uma das mídia sociais mais utilizadas por marcas e profissionais para a divulgação de produtos e serviços. Com suas ferramentas completas e múltiplas opções de compartilhamento de conteúdo, a plataforma se tornou essencial para perfis profissionais e pessoais. É possível sim ter um perfil com um bom alcance, no entanto, existem alguns erros comumente cometidos por perfis de marcas e empresas que impedem um bom engajamento no Instagram. Nesse blog post, você descobrirá quais são esses erros e as melhores maneiras de evitá-los.
Não marque desconhecidos em seus posts
Um erro muito comum realizado por perfis profissionais no Instagram é marcar perfis aleatórios em seus posts. Muitas marcas e empresas pensam que marcar vários perfis contribuirá para a melhora do alcance das publicações. Entretanto, essa estratégia raramente funciona e acaba por incomodar os perfis que, na maioria das vezes, não possuem interesse no produto ou serviço divulgado no post.
Para marcar um perfil nas suas postagens é recomendado que você conheça aquela pessoa e, principalmente, que ela possua algum interesse no produto ou serviço que você vende. O mesmo serve para sorteios, pois marcar perfis aleatórios em sorteios não é uma boa estratégia para ter mais pessoas participando dele. Principalmente se você for um profissional, pois isso pode até mesmo queimar a sua imagem e a do seu perfil.
Não peça divulgação para desconhecidos
Outro erro frequente é pedir para desconhecidos divulgarem seu produto ou serviço no perfil deles. Muitas vezes, profissionais conhecidos e que possuem um perfil engajado com um bom alcance, recebem pedidos para divulgação de conteúdo de perfis profissionais menores. Portanto, eles não têm tempo para consumir todos os conteúdos e muito menos para divulgá-los.
Uma estratégia similar e que também não funciona é enviar para o direct dos seus seguidores e clientes as postagens do seu feed. Muitas vezes seus seguidores já podem ter visto o seu post novo e você acaba por enviar novamente. Suas mensagens acabam se tornando spam para seus seguidores e isso pode resultar até na perda de interesse por parte deles.
Devo pedir para seguirem meu perfil ou não?
Assim como em todas as outras situações, antes de pedirmos para pessoas seguirem nosso perfil é preciso avaliar nosso nível de intimidade e se nosso conteúdo interessa àquela pessoa. É claro que você pode pedir para parentes, amigos, colegas de trabalho e conhecidos seguirem o seu perfil, principalmente no início, para ajudar no desenvolvimento e alcance dele. No entanto, pedir para profissionais ou desconhecidos te seguirem no Instagram não é uma estratégia muito boa. Principalmente porque profissionais que usam o Instagram para trabalho com certeza seguirão pessoas, marcas ou empresas que possuam um conteúdo do seu interesse. Não é possível consumirmos todos os tipos de conteúdo, logo, não há propósito em seguir todos os perfis que nos seguem, vamos seguir apenas perfis de assuntos que nos interessam.
Bom senso: o seu melhor aliado
É claro que não há nada de errado em pedir que seus seguidores, parentes ou profissionais amigos e conhecidos curtam e compartilhem seu conteúdo no Instagram. o problema nessa estratégia é a frequência e as pessoas para as quais você irá pedir a divulgação. O mesmo serve para o encaminhamento de postagens via direct e pedidos para seguir seu perfil. Portanto, é essencial o uso do bom senso em situações como essas, para evitar que suas mensagens se tornem spam, você queime a imagem do seu perfil e gere desinteresse em seus produtos e serviços por parte da sua potencial audiência