Descubra ferramentas gratuitas para design de artes nas mídias sociais

Descubra algumas ferramentas gratuitas que você pode usar para criar as artes das suas mídias sociais 

Todos nós podemos concordar que muitas vezes somos mais atraídos por imagens e vídeos em mídias sociais do que pelo conteúdo que, na maioria das vezes, os acompanha. Isso é um hábito comum dos usuários de diversas mídias sociais, porque geralmente essas imagens ou vídeos servem como um gatilho para fazer com que o usuário tome uma decisão de compra ou leia de fato o conteúdo na postagem. Portanto, escolher imagens  para desenvolver artes que chamem a atenção e cativem o seu cliente é essencial para que o seu conteúdo de valor seja consumido e para conseguir captar novos clientes. Afinal, independentemente do nosso nicho profissional, somos todos clientes e sabemos o que nos chama atenção em nosso feed. Então, continue lendo e descubra ferramentas gratuitas para criar artes que cativem clientes nas suas mídias sociais. 

Como escolher as melhores imagens  

Antes de desenvolver uma arte para as suas mídias sociais, é necessário escolher as imagens que você utilizará nela. Escolher boas imagens para criar a arte de um post, ornamentar uma capa ou até mesmo enriquecer uma foto de perfil pode ser uma tarefa difícil. Afinal, nem todo mundo é designer gráfico nato. No entanto, a escolha de boas imagens é essencial para padronizar o seu perfil e deixá-lo com um ar mais profissional. Dessa forma, seus possíveis clientes se sentirão mais seguros para consumir seu conteúdo e comprar seus serviços ou produtos. 

Primeiramente, priorize imagens de alta qualidade. Trabalhar com imagens de alta qualidade permite que você as insira na sua arte sem se preocupar com as proporções e a qualidade do resultado final. Segundo, se atente às cores da imagem. Ao identificar as cores da imagem utilizada, você pode trabalhar com elementos e textos que combinem com a paleta de cores da imagem. Além disso, as cores podem provocar gatilhos emocionais nos clientes. Por exemplo, o roxo remete à criatividade, o azul à inteligência e o amarelo à confiança. Para saber mais sobre a Psicologia das Cores no Marketing acesse aqui. Portanto, vale dar uma pesquisada sobre cores antes de começar o seu projeto.  

Seja direto e priorize informações importantes 

Deixe as frases longas e explicações completas para o seu conteúdo de valor. No momento em que você estiver criando a arte para o seu post, é importante priorizar textos curtos, gatilhos mentais e o que nós chamamos de Call To Action (CTA), que, em português, significa Chamada Para Ação. Textos curtos e diretos tornam a leitura da imagem mais rápida, gerando o interesse de continuar a leitura e saber mais sobre seu conteúdo. Gatilhos mentais são uma ótima estratégia para inserir não só na arte como também no texto do seu post. Porque induzem o leitor a realizar uma ação, eles podem ser cruciais na decisão de compra do seu potencial cliente. Os CTAs também trabalham de forma persuasiva, convidando o leitor a tomar uma ação, como comprar o seu produto ou consumir seu conteúdo.  

Identificando e adicionando gatilhos  

Os gatilhos mentais fazem parte de uma técnica amplamente utilizada nas melhores estratégias de marketing do mercado. Eles nos ajudam a compreender cada vez mais o comportamento humano e, por isso, podem ser úteis para cativar o cliente. Gatilhos mentais funcionam como disparadores de atitudes, ligando-se aos instintos humanos e incentivando o cliente a tomar uma atitude ou decisão. Por exemplo, quando lemos que algum produto está com estoque limitado, sua mente automaticamente entende aquele produto como escasso e gera um impulso pela compra imediata do mesmo. No entanto, antes de começar a investir nos gatilhos mentais, é necessário entender que eles não têm como propósito manipular clientes e fazer com que estes tomem decisões que não tomariam normalmente, mas sim apresentar textos que evocam sensações no cliente e persuadi-lo. 

As melhores ferramentas gratuitas 

Antes de utilizar as ferramentas de edição para criar a sua arte, é necessário que você tenha imagens em boa resolução, certo? Para encontrá-las, você pode acessar diferentes bancos de imagem gratuitos na internet. Neles você encontra uma grande variedade de fotos e pode especificar na aba de pesquisa o que você procura para ter uma busca mais assertiva. Alguns desses bancos de imagens gratuitos são o Freepik, o Pexels e o Unsplash. Caso você esteja à procura de ícones para inserir na sua arte ou até mesmo colocar nos destaques do Instagram, você pode acessar o Flaticon, que é totalmente gratuito e possui diversos tipos de ícones.  

Um site gratuito para a criação do design da sua arte é o Canva. A plataforma possui diferentes layouts, fontes e templates para você usar na sua arte e permite que você insira fotos para editá-las como desejar. Caso você esteja à procura de um site especializado em separar a pessoa ou objeto que está em destaque na imagem do seu fundo, você acabou de encontrá-lo, e ele se chama Removebg. A plataforma permite que você faça upload de imagens, e ela mesmo destaca o objeto ou imagem que você deseja inserir na sua arte. 

É claro que todas as plataformas citadas possuem sua versão paga, que certamente apresenta mais vantagens. No entanto, usar a versão gratuita desses sites já é o suficiente para criar diversas artes para as suas mídias sociais. Portanto, dê asas à sua criatividade utilizando essas diversas opções de ferramentas gratuitas para criar artes cativantes para as suas mídias sociais.  

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