Descubra as vantagens de ter um canal no Youtube e aprenda como criar um para compartilhar o seu conteúdo de valor através de vídeos
O Youtube é atualmente a segunda maior e mais importante plataforma de pesquisa disponível online, perdendo apenas para o Google. A plataforma possui mais de dois bilhões de usuários ativos mensais e se destaca das demais plataformas de pesquisa por sua ampla diversidade de vídeos. No Youtube, você pode encontrar desde vídeos curtos e humorísticos até tutoriais de longa duração. Na plataforma, você pode compartilhar seu conteúdo de valor através de vídeos e gerar um engajamento incrível para a sua marca. No entanto, para alcançar esse engajamento e compartilhar seu conteúdo no Youtube é necessário ter um canal na plataforma, e nesse blogspot vou te ensinar a como criá-lo. Continue lendo e aprenda como criar um canal no Youtube.
Como criar uma conta na plataforma
Antes de dar os seus primeiros passos como criador de conteúdo no Youtube, é necessário ter um canal e, para isso, você precisará ter uma conta no Gmail. Caso você não tenha uma, é só criar uma e acessar a página principal do Youtube, nosso ponto de partida. Após realizar o seu login na plataforma, utilizando seu e-mail e senha, você estará na sua conta do Youtube. Acessando o ícone da sua conta, o Youtube disponibiliza diversas opções de configuração, uma delas é “crie um canal”. Ao selecionar essa opção, o Youtube te oferecerá uma espécie de tutorial para criar um canal. Ao clicar na opção “primeiros passos”, a plataforma te direcionará para a aba da escolha do nome e imagem de perfil do seu canal.
Primeiros passos com o seu canal
O Youtube oferece duas opções no início da criação do seu canal: criar um canal usando seu nome da conta do seu Gmail e criar um nome personalizado. Optar pela segunda opção permite que você crie um canal com o nome de uma marca ou empresa. Ao selecionar essa opção, a plataforma te direcionará para uma página onde você irá criar o nome do seu canal.
Ao finalizar esse passo, você já terá um canal registrado no Youtube, mas antes de começar a compartilhar seus vídeos, é preciso configurar o seu canal e personalizá-lo. Portanto, assim que criar o nome do seu canal, o Youtube recomenda que você insira uma foto de perfil e preencha a descrição do canal, um espaço reservado para você expor um pouco sobre seu conteúdo, marca ou produto, a fim de apresentá-lo para sua potencial audiência. Abaixo da caixa de texto dedicada à descrição do seu canal, haverá um espaço disponível para a inserção dos links. Nele você pode inserir links das suas mídias sociais, sites ou blogs.
Personalização do seu canal
Após a conclusão destes passos, você terá seu canal pronto para receber seu conteúdo. No entanto, antes de começar sua jornada no Youtube, personalize o seu canal, adicionando uma foto de capa e uma marca d’água, que estará disponível para os telespectadores no canto inferior direito de todos os seus vídeos. Para finalizar as configurações básicas do seu canal, basta clicar sobre sua foto de perfil. A plataforma te direcionará para uma página onde você pode adicionar uma foto de capa e a marca d’água do seu canal, informando as recomendações de dimensão e formato das respectivas imagens.
Dicas para ganhar popularidade no Youtube
Assim como toda e qualquer mídia social, para ter um bom alcance na plataforma, é necessário ter frequência e consistência. Desenvolver uma audiência sólida é o seu principal objetivo no começo. Para isso, você pode começar postando um vídeo por semana e depois aumentando o número de postagens por semana de acordo com o seu tempo disponível e rotina. É importante lembrar que quanto mais vídeos você produzir, mais o Youtube irá recomendar seus vídeos para outros usuários. Portanto, esteja sempre atento à frequência e consistência do compartilhamento dos seus vídeos na plataforma. Personalize seu perfil, compartilhe sempre conteúdo que gere valor, mantenha a frequência e consistência dos seus vídeos e assuma sua identidade visual. Dessa forma, seu canal terá um bom engajamento e alcance.
Pingback: Descubra os pré-requisitos para ter o selo de verificação do Youtube