Aprenda a distribuir o seu podcast no Spotify, Apple Podcast e YouTube.
Já não é de hoje que o mercado digital está se expandindo e os podcasts ocuparam um espaço bastante relevante nas plataformas digitais. Um estudo realizado pelo Ibope em conjunto com a Rede Globo revelou que, no Brasil, o segmento teve um crescimento acelerado durante a pandemia, fazendo com o país ocupe o quinto lugar no ranking mundial dos que consomem esse meio de comunicação.
Além dos canais habituais de distribuição no Spotify, Deezer e iTunes, é possível utilizar o mesmo conteúdo gravado em áudio no YouTube. Por isso, decidi partilhar com vocês neste post uma dica valiosa sobre como gravar e distribuir seu podcast pelo celular de forma rápida e fácil.
Crie e poste seu podcast usando o Anchor
Não importa se você utiliza iOS ou Android, o aplicativo Anchor vai atender sua necessidade. Ele é muito intuitivo, ou seja, não exige uma estrutura profissional para gravações e você ainda pode convidar amigos para participarem dos episódios ao seu lado. Se desejar, é possível gravar mensagens de voz diretamente no app ou usar os arquivos disponíveis na sua biblioteca (aqueles áudios com 6 minutos que você grava para um cliente, por exemplo).
Uma das plataformas mais utilizadas para distribuição de podcasts é o YouTube. Eu optei por utilizar uma imagem estática e incluir o áudio de podcast que disponibilizo no Spotify, porque, à medida que fui conhecendo minha audiência, percebi que o pessoal gosta de colocar o áudio para rolar enquanto está na academia, cuidando da casa etc.
Dicas de ouro
Para você fazer um áudio bem bacana, sem grandes interferências, escolha bem o ambiente. Pode ser o seu quarto, escritório ou dentro do carro, o importante é que o local não tenha ruído. Quanto ao microfone, você pode usar os fones do celular, caso não tenha um de uso profissional.
O Anchor é autoexplicativo, então você não precisa ter medo, pois gravar, editar e incluir músicas vai ser simples. Além disso, a sua marca e conteúdo serão entregues para muitas pessoas. Depois de gravado, é só compartilhar nas mídias sociais e desfrutar do sucesso!
Gostou da dica? Aproveite para ouvir o “Bora que bora”, meu canal de podcast no Spotify. Mãos à obra!