Messenger Rooms: a mais nova ferramenta de videoconferência do Facebook

As vantagens da nova ferramenta do Facebook e papel das redes sociais durante o momento atual

Diante da COVID-19 e consequentemente do isolamento social, fomos obrigados a mudar nossas rotinas e hábitos, usando da nossa resiliência e buscando novas formas de comunicação e de aproximação social sem sair de casa. Em função dessa mudança, houve um grande aumento do uso das redes sociais, o que resultou no crescimento do número de pessoas fazendo uso de videoconferências no WhatsApp e no Messenger, duas ferramentas do Facebook.

O uso das lives, tanto no Facebook quanto no Instagram, também aumentou consideravelmente, fazendo com que o Facebook investisse em novas ferramentas para aproximar ainda mais os seus usuários. Eu trouxe aqui algumas das possibilidades que recém-chegado Messenger Rooms (e outras ferramentas semelhantes) estão introduzindo na nossa nova realidade. Dê uma olhada!

Messenger Room e suas vantagens

Em função da pandemia, a esfera virtual vem se expandindo cada vez mais, permitindo que reuniões e conversas, que antes precisavam ser presenciais, se tornassem virtuais. Escolas aderiram a plataformas de aulas online e empresas a ferramentas de videoconferência para reuniões. O Messenger Rooms é a mais nova dessas ferramentas, permitindo inicialmente até 50 participantes, e pode ser acessada tanto pelo Messenger quanto pelo próprio Facebook.

A ferramenta permite que seus usuários criem uma sala e escolham os participantes da videoconferência. É permitido também remover participantes da sala ou trancá-la. A vantagem principal do Messenger Rooms é que o usuário não precisa trocar de plataforma, pois essa ferramenta já está inclusa dentro do Facebook, que é uma rede social vastamente utilizada pela população brasileira. Além disso, é possível que haja também uma extensão do plano para uma futura aplicação no Instagram e no WhatsApp, que atualmente só permite até quatro participantes em uma videoconferência.

A inovação dos meios de aproximação social

O Messenger Rooms é mais um exemplo de ferramenta criada com o intuito de aproximar seus usuários sem que um encontro presencial seja necessário, o que o torna um aliado valioso para o momento em que vivemos atualmente.

Além de professores fazendo uso de plataformas online para ministrarem suas aulas, várias empresas estão aderindo ao home office, e isso pode se tornar até cultural em alguns setores, tornando o encontro presencial não mais tão necessário.

Conexão, interação e comunicação muito além do presencial

Plataformas como o Zoom, o Google Hangouts e, agora, o Messenger Rooms são uma maneira de facilitar a conexão tanto entre profissionais quanto entre professores e alunos, além de ser uma forma de interagir com os amigos e, assim, trazer mais proximidade entre todos durante o isolamento social. O confinamento trouxe a muitas pessoas a sensação de solidão, que pôde ser amenizada pelos diversos recursos de redes sociais como as lives e as videochamadas. Portanto, essas ferramentas nos mostram a possibilidade de interação e comunicação social, que vai muito além dos meios presenciais tradicionais.

Novidades das redes sociais no período de isolamento social

As redes sociais têm se inovado diante da pandemia para atender a demanda de seus usuários e sanar a necessidade de aproximação social. Além de possuírem um grande papel no combate contra a desinformação em relação ao vírus, as redes sociais vêm se tornando cada vez mais uma fonte de entretenimento durante o isolamento social. Reinventadas e repletas de novos recursos, hoje, em função da situação em que vivemos, as redes sociais se tornaram uma plataforma vital para conexão, comunicação e informação, nos provando que a aproximação social virtual é possível e o tradicional presencial não tão necessário, podendo simbolizar, assim, um passo para o futuro das nossas conexões e interações sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress